quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Senta que lá vem a história.... Eis a história de Scrooge, mas é só um resuminho

Conto de Natal narra a história de Scrooge um homem avarento que não gosta do natal, e que fica solitário após a morte de seu amigo e sócio Marley. Ele é dono de uma loja onde emprega Roberto Cratchit, um rapaz pobre que ele trata como um miserável.

Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu sobrinho Frederico, que o convida para ir festejar o Natal com ele, mas ele rejeita dizendo que o natal é bobagem e época de quitar as dividas e não de comemorações.

Quando Scrooge volta para casa vê na aldrava da porta o rosto de Marley, mas ele não acredita no que vê, entra em casa e vasculha com medo de ter alguém em casa. O fantasma de Marley aparece acorrentado para avisá-lo que Deus exige dos homens que compartilhem as alegrias e sofrimentos dos seus irmãos. E aqueles que não fazem em vida farão após a morte para reparar a vida de egoísmo. E Ainda havia tempo para Scrooge escapar de um destino cruel, como de Marley.
O fantasma avisa-o que aparecerão três espíritos. Scrooge volta para a cama e adormece profundamente.


Então surge uma estranha aparição que tinha aparência de uma criança e ao mesmo tempo de um velho, era o espírito do Natal passado, que o leva para uma viagem na sua adolescência e infância, com a família feliz, na escola, ou seja, quando Scrooge ainda amava o natal.
Scrooge triste com as lembranças, oculta a luz do espírito que desaparece, deixando-o no seu quarto, onde ele mergulha em um profundo sono.
A esperança da segunda aparição dava-lhe calafrios, de repente seu quanto estava enfeitado parecendo um pomar em miniatura, e eis que surge o Espírito do presente, que mostra a ele as celebrações do Natal presente, inclusive na casa de seu empregado Roberto, onde toda a família se reuni feliz, e que apesar de Scrooge ser muito rude é lembrado e desejam-lhe um Feliz Natal.

O espírito o leva também a casa de seu sobrinho, onde ele se depara com a mesma cena de uma família feliz e que também se lembram de Scrooge. No final desta viagem aparece no espírito duas crianças horríveis, que são filhos dos homens, sendo a Ignorância e a Miséria, o espírito pede muita cautela com ambos e vai embora.

O terceiro espírito, o dos Natais futuros, que não diz nada apenas aponta com as mãos era o espírito que Scrooge tinha mais medo, pois através dele veria o seu futuro. Na viagem ao futuro o espírito mostra na casa de seu empregado o sofrimento da família por causa da morte do Tinzinho filho de Roberto que tinha problemas nas pernas e de saúde. Vê a sua lápide descuidada, enfim no futuro terá uma morte triste e solitária.


Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece um homem feliz e bondoso, ou seja, um novo homem, adorando o espírito natalino, ajuda seu empregado Roberto, onde ele se torna um segundo pai para Tim, que não morre.

Diz se que ninguém celebrou o natal como Scrooge.

Nenhum comentário: